quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resgate da Alma

No xamanismo existe um fenômeno chamado 'a perda da alma' que se dá como decorrência de um grande trauma. Falando de forma bem resumida, segundo os xamãs nos momentos de intenso sofrimento emocional a alma pode separar-se do corpo e as consequências disto seriam, dentre outras, uma vida sem sentido, uma vida meramente 'de corpo presente"... Como psicanalista posso dizer que concordo com a existência deste fenômeno, mas nunca - até esta Lua Negra - havia me passado pela mente que não somente pessoas podem 'perder a alma', mas também nacões inteiras! Explicando o causo:

Estava eu tramando um xale no tear para as 13 Mães Ancestrais e fazendo preces e invocando sua proteção quando comecei a sentir seus espíritos a meu redor. Comecei a conversar com elas em uma língua da mente, que não consigo descrever. Falamos de muitas coisas e eu comentei sobre as máscaras da Carolyn (outra hora falo desta história) e de como é forte um trabalho de confecção de máscaras para ancestrais que  viveram em um corpo físico e, ainda, de como me sentia tão exilada por estar tão longe de onde vêm as tradições que melhor se encaixam comigo, como meu jeito de ser e pensar... Nesta hora elas riram - como sempre acabam rindo de mim -, embaralharam um tanto dos fios do tear e me mandaram desmanchar um monte... lá fui eu, refazer o passado... não!, a trama, o urdume, a alma. Ficando só no que a "ciência" comprova, vamos aos fatos: vivemos num país que tem quase 800 sítios arqueológicos catalogados (fora os que não foram encontrados ou já foram destruídos), alguns dos quais com datações de mais de 12 mil anos... um deles bem pertinho daqui, em Unaí... e eu olhei para o quintal, e me lembrei de mim mesma cantando mantras no fundo da gruta de Tamboril, quando ela ainda era aberta ao público e um bando de jovens protegidos apenas pelo Amor da Mãe Divina podia descer seus 4 km sem qualquer equipamento de segurança e voltar completamente ileso seis horas depois... e olhei de novo para o quintal... e vi muitas almas, muitas muitas almas de outras vidas transitando de lá para cá, caçando pequenos animais, comendo frutos, dormindo em grutas que milhares de anos cobriram de poeira e soterraram... ou não.  E eu perguntei às Mães: "vocês também estavam aqui?, entre estas mulheres?, entre esses homens? ensinando tudo e guiando tudo?"... risinhos abafados e uma pergunta de resposta entre solene e divertida: "Aonde nós não estivemos?!"

... lá fui eu... ajoelhar na grama, pôr a testa no chão... recompor um pouquinho da minha alma brasileira que, afinal, é sempre e a mesma Alma Ancestral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário