sexta-feira, 12 de agosto de 2011

As Três Faces da Mesma Moeda (Parte I): O Lado Bom da Mula Empacada

Na Umbanda existe um jargão que diz: "trabalho que Criança faz, nem Exu desmancha!" Contudo, o reverso também é verdadeiro - trabalho que Criança DESMANCHA, nem Exu refaz! - e isto é um fato para o qual poucas pessoas, mesmo os umbandistas, atentam - mas não é difícil de entender. Quem já esteve numa gira de criança, sabe que elas chegam 'fazendo festa', brincando e provocando na assistência o sorriso leve que tem a força de desanuviar qualquer 'carranca'. Esta leveza remonta à enorme luz que aqueles espíritos, muitas vezes simplesmente disfarçados de crianças,  trazem em seus corações - e, como disse no post do São Camilo, quanto maior a proximidade com o Amor Divino, maior a alegria e o bom-humor do espírito. E, falando mais tecnicamente, o riso que provocam tem o poder de mudar completamente a frequência mental de quem se permite acompanhar-lhe as brincadeiras, modificar a estrutura energética do inconsciente e desatar os nós de magias negras e obsessões simples e complexas.

Quando eu entendi a profundidade disto, convivendo com os Erês que fazem parte de minha equipe espiritual, passei a adotar uma atitude muito brincalhona e até um tanto 'palhaça' que deixa muita gente sem entender 'nadinha'. Em muitos momentos, quando o paciente menos espera, lasco uma brincadeira que provoca em nós uma sonora gargalhada. Vindo de uma figura que pode ser brava como o quê (vide o post O Eruexim de Iansã), deixa o sujeito do outro lado completamente 'desintendido', nas palavras de uma amiga.

Mas não o faço de 'caso pensado', no sentido de que são brincadeiras falsas, maquiavelicamente calculadas para angariar simpatia. Elas vêm até mim, muitas vezes para minha própria surpresa. Calculada, calculada mesmo, é a teimosia de mula empacada que não desiste de dizer "Bom dia!", com um sorriso nos lábios, a todo e qualquer transeunte que passa por mim todos os dias pela manhã, quando estou passeando com meus cães.  Quer a pessoa esteja de carro ou a pé; quer seja um trabalhador com uma enxada nas costas ou esteja num veículo importando e, principalmente, quer ela responda ou não, eu faço todos os dias a mesma coisa: puxo a melhor energia que tenho no coração, abro um sorriso e dou bom dia. E foi graças a esta teimosia de continuar e continuar, dia após dia, cumprimentando com leveza quem passava por mim, que aos poucos fui 'ensinando' àqueles que moram ou trabalham perto de onde caminho a responder com a mesma cordialidade.

No início, quando principiaram minhas caminhadas, a reação das pessoas ia desde o mais absoluto espanto, até o 'susto' de se sentirem "vistas", pois o fato é que já estamos acostumados a passar uns pelos outros na rua, a entramos em ambientes e elevadores lotados, e nos comportarmos como se estivéssemos absolutamente sós. Falamos com caixas de supermercado, com atendentes de lojas, com profissionais que nos atendem como se fôssemos máquinas falando com máquinas, e não seres humanos interagindo. Não raras vezes, deixamos que nossas frustrações, angústias e raivas pessoais escorram da nossa mente ou subam do nosso coração e simplesmente saiam de nossas bocas, nossos olhares. Projetamos uns nos outros aquilo que temos de pior em nós e quando encontramos outros que estejam vibrando na mesma frequência, abrimos a arena do conflito. Qualquer bobagem vira briga, discussão, e espargimos um pouco mais de energia negativa na vida dos outros, trazendo para nós mesmos esta mesma negatividade.

Contudo, quando fazemos justamente o contrário e com um simples sorriso, ou um simples bom dia, ou uma simples brincadeira 'sem noção', estamos espargindo sementes de luz e positividade que podem semear naquele mesmo instante e voltar para nós com um sorriso e uma resposta honesta: "bom dia para você também!". Mas se não voltar, não desista! Empaque na atitude positiva e insista em semear a leveza. Sem saber, você pode estar abrindo na mente daquela pessoa justamente a janela de Luz que seu anjo da guarda precisa naquele exato dia. E os Erês a seu lado agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário